por Daline Gerber
Professores Rosana Curzel e Alexandre Freitas durante o debate. |
Organizado pelo Daeco (Diretório Acadêmico de Economia), o cinedebate sobre a inflação brasileira arrebatou discussões e reflexões a respeito do processo de emancipação e distribuição de renda no Brasil.
O filme, com duração de 70 minutos, direção de Louise Sottomaior e argumento do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, apresenta depoimentos de figuras importantes do cenário político brasileiro, como Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Melo e José Sarney.
Participantes do cinedebate atentos à discussão sobre o filme. |
– A mensagem que deve ficar é não acreditar em tudo o que ouvimos, seja no filme, seja aqui na mesa, e dar-se sempre o trabalho da investigação dos dados com profundidade e interesse – sinalizou a professora Rosana Curzel, do Departamento de Economia.
Rosana acrescentou que, no seu entendimento, não é cuidadosa uma visão ortodoxa ou “frouxa demais” quando se está lidando com fatos e discursos veiculados na mídia.
Após a projeção do vídeo, Rosana e Alexandre Freitas, também professor do Departamento, ponderaram sobre pontos críticos e contestáveis do filme, convidando os presentes a uma análise histórica e comparativa das diversas falas e dados expostos no documentário sobre a nossa economia, o Plano Real e a sempre presente inflação brasileira.
Ao final, por volta das 16h, alunos de diferentes cursos puderam participar com perguntas e reflexões, o que tornou ainda mais complexas e vívidas as questões debatidas.